terça-feira, 18 de outubro de 2011

Doenças causadas pelo lixo


O Lixo Causa Doença, é responsável por uma série de problemas a humanidade, pois agride violentamente o planeta em que vivemos causando a Poluição da Água, a degradação dos mananciais e do solo, enfim, o lixo é prejudicial ao Meio Ambiente sendo responsável pela morte de espécies da flora e da fauna.

Mas também pode causar problemas diretamente ao ser humano. O lixo oferece água, abrigo e principalmente alimento para o desenvolvimento de varias formas de vida, especialmente de insetos, e animais consideradas pragas urbanas, como ratos, pombos, baratas, moscas e cães, que são transmissão de doenças e de agentes que podem causar infecções como vermes, vírus, bactérias e fungos.
A proliferação de insetos no lixo é um grave problema de saúde pública, e a melhor solução para esse grave problema ainda é o tratamento do lixo e Coleta do Lixo e os aterros sanitários, além da conscientização da população a respeito da importância de diminuir a produção de lixo. Podemos fazer muito por esta causa, através de atitudes simples do nosso cotidiano, trocando mercadorias descartáveis por reutilizáveis ou recicláveis, abdicando de sacolas plásticas e sacos de lixo e optando por sacolas de feira e acima de tudo Reciclando o Lixo seco do Lixo Orgânico.

O lixo orgânico pode ser reaproveitado em compoteiras para depois se transformar em adubo orgânico a ser utilizado nas plantas e plantações. Especialmente esse tipo de lixo é responsável pela criação de colônias de insetos causadores de doenças, por isso se na sua cidade não existe coleta seletiva de lixo, uma saída alternativa é enterrar o lixo orgânico, pois ele é rapidamente decomposto e absorvido novamente pela natureza, pois é dado que “na natureza nada se perde, tudo se transforma.”


Algunas doenças causadas pelo lixo: Leptospirose, Tétano, Dengue, Febre Tifóide, Cólera, Esquistossomose.


Raquel Vieira 9C

Nenhum comentário:

Postar um comentário